quinta-feira, 30 de junho de 2011

VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTINUA COM AÇÕES CONTRA A DENGUE

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA) e Vigilância Sanitária (VS), continua com a intensificação de combate à dengue. Nesta quarta-feira (29), o Núcleo de Educação em Saúde realizou orientações educativas e esclarecimentos sobre a doença. Além de tirar a dúvida por telefone, também houve montagem de estande no terminal rodoviário, visita ao supermercado Amigão e à usina Destivale.



A Vigilância tem desenvolvido várias atividades de combate à dengue. Ações como distribuição de panfletos, fiscalização em imóveis desabitados, orientação nas escolas e empresas privadas, campanhas socioeducativas dentre outras atividades estão sendo desenvolvidas, também, em parceria com outras secretarias.



Para que as atividades cheguem à população, o Governo Municipal criou o Comitê Institucional de Combate à Dengue que tem como objetivo acompanhar e propor ações interssetoriais de prevenção e controle da doença, envolvendo a comunidade. O grupo é formado por um representante de cada secretaria municipal e do Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba).



Segundo o diretor das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Fernando Barnabé, a doença só será evitada se o foco do mosquito não existir. “Não tendo o mosquito, não teremos a doença. E, para isso, estamos trabalhando de forma que a informação seja a toda população. Nossas equipes estão visitando escolas, empresas, terminais rodoviários e, inclusive, móveis desabitados. Estamos distribuindo panfletos de orientação, e disponibilizamos o Disque-Dengue para receber às solicitações e dúvidas da comunidade”, concluir Barnabé.


Para obter mais informações e tirar dúvidas a doença, o morador pode entrar em contato com o 0800 770 0525.


--------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA

(18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 28 de junho de 2011

SAÚDE PRESTA CONTAS NA CÂMARA MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) prestou contas aos vereadores e a população das despesas e receitas em audiência pública realizada na Câmara Municipal no dia 22 de Abril. O balanço foi apresentado pela secretária Carla Augusta Lopes Penteado e integrantes da secretaria.


Os vereadores Joaquim Pereira de Castilho (PDT), Rivael Papinha (PSB), Durvalina Garcia (PT), Edna Flor (PPS), e o presidente da Câmara Cido Saraiva (PMDB) participaram. O prefeito Cido Sério e a secretária de assistência Social, Cidinha Lacerda estiveram ao lado da secretária respondendo os questionamentos.


Referente ao primeiro trimestre de 2011 (janeiro, fevereiro e março), o balanço indicou o total líquido de recursos repassados ao Fundo Municipal de Saúde pelo Ministério da Saúde de 6.069.365,20, o total de receitas próprias de impostos e transferências apropriadas na saúde acumulada no exercício foi de R$ 70.118.992,97.


Além do Balanço financeiro da SMSA a secretária respondeu a questionamentos do público presente na Câmara e também de vereadores sobre programas realizados, atendimento e reformas em Unidades Básicas de Saúde. Duas pessoas foram à audiência elogiar o atendimento às parturientes disponibilizado no Hospital Municipal da Mulher (HMM).


No primeiro trimestre o HMM registrou 477 internações e 2961 atendimentos ambulatoriais. Realizou 305 partos sendo 173 cesarianas e 132 partos normais e 1.089 mamografia.


O problema enfrentado pelo município com atraso no envio de medicamentos de responsabilidade do governo do Estado foi abordado pelos vereadores. A secretária explicou que os atrasos nos repasses continuam e que alguns medicamentos de uso contínuo estão em falta como a fluoxetina. "Essa situação é complicada, pois estamos arcando financeiramente com responsabilidade que não são do município", enfatizou Carla Augusta.


Com a audiência pública, o Governo Municipal coloca à disposição da população mais uma ferramenta de esclarecimento e transparência, garantindo oportunidade para que todos tirem suas dúvidas e dialoguem com os responsáveis pelos diversos serviços municipais.

-------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA

(18) 3607-6611


------------------------------------------------------------

MÉDICA DA APAE DESTACA TESTE DO PEZINHO

Com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado para a população, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA), tem intensificado o trabalho de acompanhamento das crianças que realizam o teste do pezinho.

Na manhã de hoje (27), a médica bioquímica da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade de Bauru, Karla Panici Pedro, esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro São Vicente, onde fez a coleta de sangue de crianças que, ao realizarem o teste do pezinho, detectaram anemia falciforme. A iniciativa faz parte de uma pesquisa que irá desenvolver o tratamento especifico para cada criança.

A agente comunitária Célia Lázaro Cerqueira, que também é responsável pelo teste do pezinho no município, informa que, atualmente, são realizados, em média, 230 teste mensais. "Os testes podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É muito importante que ele seja realizado, por isso, os pais precisam se conscientizar ainda mais", diz.

Célia informa também que, no município, cerca de 120 crianças posuem anemia falciforme. "É em número significativo, porém, a administração tem oferecido subsidios para que essas crianças sejam tratadas. No entanto, vale ressaltar que muitos pais não levam a doença a sério, o que acaba dificultando o tratamento", anfatiza. Os testes podem ser realizados em todas as UBSs, exceto no bairro Iporã. Na zona rural, o teste é feito no bairro Engenheiro Taveira.

REFERÊNCIA

O laboratório da Apae de Bauru. por meio do seu setor de análise, realizou uma avaliação de município cadastrados a esse órgão e a cidade de Araçatuba foi destaque nos seguintes itens: Tempo de envio de exames, organização de exames, organização de relatório,m qualidade de coleta, rapidez nas renovações, e outros fatores.

O município teve um destaque significativo na avaliação feita pela Apae, classificado com nível
máximo pelo excelente trabalho realizado. O governo Municipal tem investido em profissionais capacitados para melhor atender a população e melhorar cada vez mais este atendimento.

TESTE
O teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil e a simples atitude de ser realizar o exame faz com que causadoras de sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas.

Existem diferentes tipos de exames do pezinho. O sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, onde cobre a identificação de até quatro doenças (fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística). Mas nem todos os Estados brasileiros realizam os quatro testes.

O diagnóstico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. A deficiência, uma vez presente no corpo, ja não pode ser curada.
-------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social - SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA
(18) 3607-6611
http://www.aracatuba.sp.gov.br/
-------------------------------------------

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ARAÇATUBA É DESTAQUE NO TESTE DO PEZINHO

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA), tem trabalhado para que todos os atendimentos sejam cada vez mais humanizados. Os testes do pezinho realizados durante todo ano de 2010 no município, tem servido de referência para muitas cidades.


O laboratório da Apae de Bauru, por meio do seu setor de análise, realizou uma avaliação de municípios cadastrados a esse órgão e a cidade de Araçatuba foi destaque nos seguintes itens: tempo de envio de exames, organização de exames, organização de relatórios, qualidade de coletas, rapidez nas renovações, e outros fatores.


O Município teve um destaque significativo na avaliação feita pela Apae, recebendo nível máximo da avaliação feita, retratando, assim, um excelente trabalho realizado. Com este objetivo, o Governo Municipal tem investido em profissionais capacitados para melhor atender a população.

----------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SCSA

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA

(18) 36076611


----------------------------------------------------

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE PRESTA CONTAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA


A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba apresenta hoje quarta-feira (22), às 19hs, a audiência pública na Câmara Municipal de Araçatuba. A sessão é realizada para cumprir o artigo 12 da Lei Federal nº 8.689/93.

Na ocasião serão apresentadas as despesas e receitas correspondentes ao primeiro trimestre de 2011. Na audiência vereadores e população terão oportunidade de elaborar perguntas e ter acesso ao relatório com o total de recursos e sua origem, assim como a oferta e produção de serviços, as auditorias iniciadas ou concluídas, e demais informações sobre a atuação da secretaria.


A explanação das informações será conduzida pela Secretária de Saúde, Carla A. Lopes Penteado e assessorada pelos profissionais que compõe a Secretaria Municipal de Saúde. A audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 96 do Sistema Net de TV a cabo) e pela Web TV no site www.camaraaracatuba.com.br

terça-feira, 21 de junho de 2011

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FORMA EDUCADORES EM ASSENTAMENTO



O NAS (Núcleo de Educação em Saúde) da Vigilância Sanitária de Araçatuba vai até o Assentamento Chico Mendes - Fazenda Aracanguá - nesta quarta feira (22). Os profissionais farão um trabalho educativo sobre a Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde com as famílias do local. Serão formados 30 multiplicadores entre os assentados para que eles façam um trabalho continuo entre os vizinhos.


Os Trabalhos começarão às 13h30. A técnica utilizada é a de Oficina Pedagógica, que é uma prática educativa dialógica, participativa e democrática.


As oficinas são mais que uma estratégia, pois tomaram-se uma maneira de entender nossa relação com o conhecimento e com processo de construção de conhecimentos.


Os trabalhos prevêem abordagens de sensibilização; aprofundamento para levar os assentados a refletir sobre a realidade e avançar no conhecimento e síntese para levar a construção coletiva do conhecimento e sensibilização de maneira lúdicas. Por fim, será desenvolvida uma pratica de ações que previnam doenças e promovam a saúde, que deverá ser observada na comunidade.-------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SCSA

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA

(18) 3607-6611

---------------------------------------------------


-------------------------------------------------------

VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL ATINGE 60%




O início da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite movimentou todas as unidade básicas de saúde e inúmeras escolas municipais, no sábado (18). A Secretária Municipal de Saúde Carla Lopes Penteado oficializou a abertura na UBS Dr. Alfredo Dantas de Souza, no Bairro Umuarama, a partir das 8 horas, em meio a dezenas de pais e crianças levadas para imunização. Até 17 horas, 6700 doses de vacina contra pólio (60% da meta) foram aplicadas. A Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) atingiu 52% da previsão, com 6200 doses. A expectativa é imunizar 12.377 crianças até o dia 1º de junho.


A vacina contra a pólio é para crianças de zero a quatro anos, onze meses e 29 dias, e a Tríplice Viral para faixa etária de um a seis anos, onze meses e 29 dias. Nesse primeiro dia da ação empreendida pelo Governo Municipal, as doses também estiveram disponíveis em postos volantes, que percorreram vários setores da cidade, incluindo bairros rurais, estações (antigas e novas) de Ferdinando Laboreaux, os três assentamentos agrários e o acampamento do Córrego Azul.


A enfermeira chefe de serviço da Vigilância Epidemiológica Lucila Bistaffa diz que "embora a erradicação global esteja avançada, países livres da pólio, como o Brasil, precisam ter uma vigilância adequada, mantendo a altas coberturas de vacinação". Por isso, anualmente são realizadas campanhas nacionais, em junho e agosto. Em relação ao sarampo, a última campanha ocorreu em 2004. Em 2010 houve baixa cobertura vacinal e em 2011 foram registrados 12 casos importados np País. Esse número é considerado alto e motivou a realização da campanha para período anterior ao das férias escolares. Dessa forma, pais podem viajar tranquillos, sem risco para as crainças. Mesmo as que já tomaram as duas doses da vacina Tríplice Viral precisam de mais uma. Os pais pu responsáveis devem levar os menores nas unidades de saúde, durante a semana, das 8 às 17 horas.

----------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SCSA

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA

(18) 3636-6611


-----------------------------------------------------

sexta-feira, 17 de junho de 2011

VIGILÂNCIA FAZ VISITA DE ORIENTAÇÃO EM CONSTRUÇÕES.



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA) e Núcleo de Educação em Saúde da Vigilância Sanitária, realizou, no período da manhã e da tarde desta quarta feira (15), visita em obras de construção. A atividade foi realizada com o objetivo de orientar os trabalhadores do local sobre os cuidados necessários que se deve ter com a dengue.


Além disso, a ação trabalha para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Por isso, o Governo Municipal está desenvolvendo ação conjunta entre todas as secretarias, liberada pela Saúde, para realizar atividades de combate à doença durante todo o ano.


As atividades visam produzir mudanças na rotina e também mobilizar a população sobre as ações diárias de prevenção e combate à dengue. Por meio deste trabalhos o Governo Municipal busca aproximar a comunidade da execução de medidas de combate à dengue, propondo ações conjuntas e colaborativas. Esta é mais uma medida do Governo Municipal no combate à doença.

-----------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SCSA

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA

(18) 36076611


-----------------------------------------------------

quarta-feira, 15 de junho de 2011

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA REALIZA REUNIÃO SOBRE VACINA.



A secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), realizou, na manhã desta quarta feira (15), reunião como os representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).


O objetivo do encontro foi passar todas as orientações sobre a Campanha de Vacinação da Pólio com seguimento para o Sarampo.


Na ocasião, os representantes das UBSs puderam esclarecer os cuidados necessários algumas dúvidas sobre a vacina "Os enfermeiros receberão as orientações sobre os cuidados necessários que deverão ter para a aplicação das doses", informou a chefe de serviço da VE, Lucila Bistaffa.


A campanha começará no dia 18 deste mês. Neste dia, as vacinas estarão disponíveis em todas as UBSs e em postos volantes. Mesmo as crianças que ja tomaram as duas doses da vacina da tríplice Viral necessitaram de mais uma dose. Segundo Lucila, todas as crianças que estiverem dentro da faixa etária deverão procurar as UBSs do dia 19 deste mês a 1 de julho, das 8h às 17h.


Lucila informa que a vacina da pólio será para crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a vacina contra o Sarampo, que será a Tríplice Viral (Sarampo, caxumba, e rubéola), será para crianças de 1 a 6 anos, 11 meses de 29 dias.


A Chefe de serviço explica também que, neste ano, existe uma população de 12.377 crianças para serem vacinadas. "O nosso objetivo é vacinar 95% desta população. Por isso, vamos disponibilizar a vacina em todas as unidades Básicas de Saúde (UBSs)", explica.
---------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social -SCSA

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PM

(18) 3607 - 6611


---------------------------------------------------------


terça-feira, 14 de junho de 2011

VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONSCIENTIZA POPULAÇÃO SOBRE DENGUE



O Governo Municipal, por meio do Núcleo de Educação em Saúde da Vigilância Sanitária, realizou, nesta terça-feira (14), ações de conscientização contra a dengue e outras doenças. A equipe trabalha diariamente e o dia todo com a conscientização da população para que as pessoas estejam atenta na prevenção e sintomas das doenças.


No período da manhã, a equipe compareceu na rodoviária desenvolvendo um trabalho educativo com a montagem de estandes informativo, com orientação educativa referente à prevenção de dengue, leishmaniose visceral, animais peçonhentos, doenças de chagas, DST/AIDS, Influeza A (H1N1) tuberculose e hanseníase. Além disso, houve a fixação de cartazes alusivos ao tema e vistoria do local . Além disso, estiveram no Supermercado Pão de Açúcar, realizando as mesmas atividades, incluindo ainda a realização do projeto "Consumidor e Funcionário esperto não criam mosquitos".


O Núcleo de Educação e Saúde também realizou atendimento por meio de telefone como orientações educativas e esclarecimentos de dúvidas sobre prevenção de dengue, leishmaniose e outra doença. Por meio de atividades como esta, o Governo Municipal busca a aproximação dos cidadãos para que colaborem nas execuções de trabalhos como este, que são importantes, pois reforçam informações que as pessoas já têm para que não se esqueçam e com isso comecem a agir na prevenção.

---------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA


(18) 3607-6611


----------------------------------------------------

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CAMPANHA CONTRA A PÓLIO COMEÇA NO DIA 18.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA) e Vigilância Epidemiológica (VE), esta preparando a campanha de vacinação da Pólio com seguimento para o sarampo. Na última semana, a VE do município participou de uma reunião com representantes do Centro de Vígilância Epidemiológica do Estado para que todas as dúvidas em relação a Campanha fosse retiradas.

A chefe de serviço da VE, Lucila Bistaffa, informou que a vacina da Pólio será para crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a vacina contra o Sarampo, que será a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), será para crianças de 1 a 6 anos, 11 meses e 29 dias.


Lucila informa também que, neste ano, existe uma população de 12.377 crianças para serem vacinadas. "O nosso objetivo é vacinar 95% desta população. Por isso, vamos disponibilizar a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)", explica.


A campanha começará no dia 18 deste mês. Neste dia, as vacinas estarão disponíveis em todas as UBSs e em postos volantes. As crianças que ja tomaram as doses da vacina da tríplice Viral necessitarão de mais uma dose. Segundo Lucila, todas as crianças que estiverem dentro da faixa estaria deverão procurar as UBS do dia 19 deste mês a 1 de Julho, das 8hs às 17hs.


Casa da Criança, rua José Bonifácio, 1.272, das 8h às 9h;

Bar da Loira, Chácara Arco-íris, das 9h:30 às 11h;

Casa Abrigo, Chácara Versalhes, Jardim Etemp e Petit e Trianon, das 11h às 12h30;

Bar e Mercearia Avenida, rua Amadeu Vuolo, 456, Verde Parque, das 12h30 às 14h;

Horta Municipal, Chácaras Trivelato, das 14h às 16h;

Jacutinga (Antiga escola), das 8h às 9h;

Prata, Unidade Básica de Saúde, das 9h30 às 10h30;

Água Limpa, Unidade Básica de Saúde, das 11h às 12hs;

Ferdinando Laboreaux, na estação antigo, das 12h30 às 14h, e, na estação nova, das 14h15 às 15h15;

Acampamento do Córrego Azul, das 8hs às 9h30;

Fazenda Aracanguá, próximo ao alojamento da Álcool Azul, das 10h30 às 11h30;

jardim das Oliveira, rua João de Oliveira, 30, das 13h às 15h;

----------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social - SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
---------------------------------------------------------------






quinta-feira, 9 de junho de 2011

VIGILÂNCIA REALIZA AÇÕES CONTRA A DENGUE



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA), Vigilância Sanitária (VS) e Núcleo de Educação em Saúde, tem intensificado o trabalho de orientação sobre a dengue. Na manhã de hoje (9), um estande foi montado no terminal rodoviário para informar quem passava pelo local, sobre o risco do doença e, principalmente, a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o aedes Aegypti.


Todos os dias, equipes da VS tem visitado diversos pontos da cidade levando muita informação para os cidadãos. Além da atividade no terminal, houve orientação por meio de atendimento telefônico e atendimento ao público com distribuição de panfletos informativos.


Ainda na manhã de hoje, uma equipe visitará o supermercado Coopbanc, onde desenvolverá o projeto "Consumidor e Funcionário esperto não criam mosquitos". Haverá também, no local montagem de estande, orientação educativas, fixação de cartazes alusivos aos tema e vistoria no local. No período da tarde as mesmas atividades serão desenvolvidas na Praça da Santa Casa, a partir das 14hs.


O Governo Municipal tem realizado diversas atividades para que doença não se prolifere na cidade. Todas as ações desenvolvidas fazem parte do plano de governo que tem trabalhado para que a população tenha um atendimento mais humanizado


----------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA

(18) 3607-6611


----------------------------------------------------------------



CAPS-AD OFERECE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO.



Com o objetivo de oferecer tratamento especializado às pessoas que buscam por uma recuperação de qualidade, o Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA) e Centro de atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Araçatuba, tem trabalhado para o atendimento seja cada vez mais humanizado.


Segundo a coordenadora do Centro, Ana Rita Albuquerque Zita, o número de atendimento realizado tem aumentado devido aos serviços que estão sendo oferecidos. "Os acompanhamentos são feitos por assistentes sociais, psicólogos, médicos especializados e grupos educativos. Isso contribui muito para a recuperação das pessoas que procuram o nosso atendimento." diz



ATENDIMENTO



O CAPS-AD de Araçatuba que entrou em funcionamento em dezembro de 2009 atende pessoas que necessitam de tratamento especializado. A coordenação do órgão é feita pela Associação das Senhoras Cristãs, mantenedora do Hospital Benedita Fernandes e custeada pelo Ministério da Saúde e Governo Municipal.


O Centro é uma iniciativa do Governo Municipal e representa uma grande conquista para a cidade, atendendo pessoas que necessitam de tratamento especializado. O CAPS funciona de segunda a sexta feira, das 8hs às 18hs, na rua Bastos Cordeiro, 1051, esquina com a rua Benedita Fernandes, no bairro Santana. Telefone: (18) 36213463.

----------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba

(18) 3607-6611


----------------------------------------------------------

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ESCOLA RECEBE VISITA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Com o Objetivo de orientar a população sobre o risco e cuidados necessários sobre a dengue, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA) e vigilância Sanitária (VS), tem desenvolvido diversas atividades. Na manhã de ontem (7), terça feira, agentes da VS estiveram na Escola Estadual Arthur Leite Carrijo.


Na escola, houve exposição dialogada e visual sobre a prevenção da dengue, apresentação de teatro com os personagens Zé limpinho e sua Turma de Combate à Dengue, fixação de cartazes alusivos ao tema e destribuição de material educativo.


A Vigilância Sanitária Também intensificou o atendimento à população. Durante o dia, houve atendimento via telefone com orientação educativa e esclarecimento de dúvidas, com distribuição de folhetos informativo e montagem de estande com ações educativas.


A chefe da vigilância, Ana Cláudia G. Rocha, diz que o objetivo do trabalho é informar as crianças sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. "Estamos trabalhando de forma que a informação seja disseminada, para que todos saibam como a doença se prolifera de forma fácil", disse Ana Cláudia.


O governo Municipal, por meio de ações como estas, tem trabalhado para que os moradores se conscientizem sobre a dengue, pois a doença é um caso de saúde púbformativolica. Desta forma, a SMSA tem desenvolvido diversas ações para que não ocorra o avanço da doença.

----------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA

(18) 3607 - 66 11


-----------------------------------------------------------

sexta-feira, 3 de junho de 2011

NASF REALIZA ATIVIDADES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL



Com o objetivo de promover a qualidade de vida, reduzir vulnerabilidade e risco a saúde, o governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA) e Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), tem realizado diversas atividades com as pessoas que participam dos trabalhos realizados.


Segundo o médico da Avape, Daniel Martins Junior, um dos principais objetivos das atividades é esclarecer que a saúde não se obtém apenas com medicamentos e médicos, mas, principalmente, com alteração de estilos de vida e adoção de estilos mais saudáveis de vida. O Trabalho pretende, por isso, oferecer ferramentas de informação à comunidade de Araçatuba para que ela conheça suas raízes, e entenda melhor seu potencial de mudança e interação cultural ativa, elevando sua autoestima. Desta forma, a comunidade terá condições de aprender a movimentar-se por si só, rumo ao autocuidado.


As equipes do Nasf são composta por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e educador físico. Estes profissionais são responsáveis, por realizarem caminhada interativa cultural, comunicação terapêutica, alongamento direcionado, orientações sobre alimentação saudável, orientações sobre alívio de stress, verificação de pressão arterial e glicemia.


Apoio


As equipes do Nasf também realizam palestras sobre a importância da boa alimentação. Essa atividade são realizada nos Centro Comunitário dos bairros. Grande parte dos participantes é idosa.


Além de atividades como esta, os participantes realizam caminhadas com circuito de treinamento e orientações individuais de cada profissional da equipe do Nasf. Há, também, aferição de pressão e glicemia arterial, acolhimento e reestruturação cognitiva, alongamento e orientação nutricional.


O Nasf também desenvolve o projeto "Descobrindo Araçatuba", que oportuniza os participantes a conheceram os principais pontos turísticos da cidade. Locais como o Museu Pedagógico Marechal Cândido Rondon e Zoológico ja foram visitados.


Os objetivos das atividades desenvolvidas pelo Nasf, é melhorar a qualidade de assistência prestada, reforça vínculos entre equipe de saúde e população visando, acima de tudo, esclarecer que a saúde não se obtém apenas com medicamentos e médicos, mas, também, com alteração de estilos de vida. Desta forma, o Governo Municipal tem Trabalhado para que a população tenha acesso a equipamentos que ofereçam subsídios para ter uma vida cada vez mais saudável.


Desta forma, o governo Municipal tem trabalhado para que população tenha acesso a equipamentos que ofereçam subsídios para ter um vida cada vez mais saudável.


------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA

(18) 3607-6611


-------------------------------------------------------

quinta-feira, 2 de junho de 2011

VIGILÂNCIA SANITÁRIA VISITA ESCOLA



O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA) e Vigilância Sanitária (VS), tem desenvolvido diversas atividades para orientar a população sobre cuidados necessários para conter a proliferação da dengue. Na manhã de hoje (2), quinta feira, agentes estiveram na Emeb Suzana Echelon Ortiz.

No Local, houve exposição dialogada e visual sobre a prevenção da dengue, apresentação de teatro com os personagens Zé Limpinho e sua Turma de Combate à Dengue, fixação de cartazes alusivos ao tema e distribuição de material educativo.


Segundo a chefe da VS, Ana Claudia Gomes da Rocha, o objetivo do trabalho é informar as crianças sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. "Estamos trabalhando de forma que a informação seja disseminada, para que todos saibam como a doença se prolifera de forma fácil", disse Ana Claudia.


Intensificação


Além do trabalho desenvolvido na escola, a VS também intensificou o atendimento via telefone com orientações educativas e esclarecimento de dúvidas inerentes à Prevenção da Dengue e Leishmaniose. Atendimento ao público, com distribuição de folhetos informativos e montagem de estande com ações educativas.


Por meio de ações como esta, o governo Municipal tem trabalhado para que os moradores se conscientizem sobre a dengue, pois a doença é um caso de saúde pública. Desta forma, a SMSA tem desenvolvido diversas ações para que não ocorra o avanço da doença.

--------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatua - PMA

(18) 3607-6611

www. aracatuba.sp.gov.br

--------------------------------------------