Atender, informando e ouvindo os cidadãos quanto a seus direitos em relação aos serviços de saúde pública, tirar dúvidas e encaminhá-los para áreas pertinentes ou outros gestores em busca da solução para o problema relatado. Esse é o trabalho da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), do Governo Municipal, que tem cumprido eficientemente seu trabalho, proporcionando que muitos cidadãos tenham seus direitos garantidos, facilitando sua vida. O objetivo é melhorar o atendimento dispensado nas Unidades de Saúde de Araçatuba e valorizar os serviços prestados. Nos últimos meses, a ouvidoria recebeu menos ligações, tanto de solicitações como de reclamações, o que expressa uma melhoria no setor de atendimento da SMSA. Além disso, houve uma diminuição significativa no quadro de mandados de segurança, estes que mantinham um gasto de 800 reais cada com honorários advocatícios. Isto porque, para cada solicitação do cidadão por um medicamento, resulta em um requerimento, que leva ao mandado judicial. Com essa diminuição, o dinheiro esta sendo aplicado em medicamentos gratuitos para a população, sendo de diabetes (insulinas e comprimidos), hipertensão e medicamentos de uso controlado (calmantes). Isso tudo está ligado a um dos fatores que contribuíram para que as ligações tivessem menos freqüência, que foi a padronização de medicamentos em 2010, em que juntamente com a Secretaria de Assuntos Jurídicos (SMAJ) e a Farmácia Judicial, a SMSA realizou uma pesquisa de remédios mais procurados para serem pedidos. Dentre as ligações mais freqüentes, estão as solicitações (transportes, cirurgias, exames, consultas), queixas e denúncias para os diversos setores da Secretaria de Saúde. A ouvidoria, que recebe cerca de três ligações por dia, tem tido sucesso na intermediação dos casos. Nos meses de janeiro até este mês, foram realizados 117 registros de atendimentos ao público. Além disso, 30% das Ordens Judiciais eram para a concessão de fraldas geriátricas e com isso, no início da atual administração, foram apresentados esses dados e o Governo abraçou a causa, concedendo gratuitamente as fraldas geriátricas mediante apresentação de laudo sócio econômico. A SMSA tem realizado trabalho de atendimento de concessão de fraldas geriátricas e no período de janeiro a abril já foram contabilizados um total de 79 pedidos, resultando no atendimento regular atual de 294 pacientes desde 2009, considerando que 11 estão na pendência de visita domiciliar de Assistente Social e autorização da Prefeitura. Segundo a ouvidora do sistema local de Saúde, Renata Macedo Bertozo, todas as demandas recebidas são analisadas e encaminhadas para as Unidades competentes para informações e providências e posteriormente o usuário recebe resposta e/ou comunicação. A diminuição nas reclamações e/ou pedidos é reflexo, principalmente, na humanização dos serviços da SMSA, com melhorias na infraestrutura e atendimento, além da intensificação das atividades de prevenção, que foram fortalecidas com a ampliação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O cidadão ou cidadã que necessite dos serviços da Ouvidoria basta entrar em contato pelo telefone (18) 3636-1104.
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Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba
– PMA (18) 3607-6611
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A Secretaria deveria instruir um pouco melhor suas agentes de saúde que visitam as residências, pois tem agente indo além de suas funções normativas pela área, entrando em residências e dando ordens e entrando no aspecto pessoal do morador
ResponderExcluirsm, tenho varios problemas com a agente de saude do bairro.,
ResponderExcluirUm pessimo atendimento na UBS IPORÃ, um verdadeiro lixo, o acolhimento e uma inganação fiquei 3 horas aguardando o atendimento, um monte de agente sem fazer nada nem medico la tem, so tem agente passeando e fazendo brincadeirinha uns com outros
ResponderExcluirEstou inconformada com o descaso da gerente UBS Dr José Roberto Turrini e da Dr Carla.
ResponderExcluirCheguei na UBS as 07hd fiz todos os processos pra chega na hora da consulta com a médica ela fala q não pode atender meu filho q tem apenas 2anos pq não foi ela q fez o pedido dos exames q eu deveria volta as 17hs pra passa com a médica q fez o pedido pedi pra ela pelo menos fazer uma declaração pra eu leva meu filho na creche pq tinha q ir trabalhar e ela negou falei com a gerente da UBS e ela não deu a mínima pra mim.
Resumidamente perdi meu dia de serviço e deu alteração nos exames do meu filho muito descaso se sentindo revoltada
Ola boa tarde por favor vcs deveriam colocar enfermeiras mais qualificadas no posto tv na parte da medição uma paciente foi tomar medição na veia e a enfermeira nao sei se esta mal morada estressada ela achou a veia da paciente em vez dela injetar a agulha delicadamente e infiou com tudo a agulha isso a paciência falou ai e deu até um pulo da cadeira e depois lá fora começou a chorar de dor isso não se faz nem com um animal minha vontade era ter pegado aquela agulha e pegar o braço dela fazer o mesmo pra ver se ela ia gostar enfermeira Helen por favor tome suas providências ou eu farei esse tipo de medição e delicado por pega veia tem vem que não acha mas o paciente não tem cupa de nada ........
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