sexta-feira, 27 de maio de 2011

GOVERNO MELHORA ESTRUTURA DO HMM




A Prefeitura de Araçatuba entregou, nesta sexta feira (27), a série de melhorias realizadas no Hospital da Mulher (HMM). Além de reativar o centro cirúrgico, que passou por reforma e ampliação, o Prefeito Cido Sério e a secretária de Saúde, Carla Penteado, anuciaram outros serviços que estão sendo prestado à população que utiliza este equipamento público de Saúde.


Além de voltar a atender as gestantes com cirurgias em cinco novas salas totalmente equipadas e salas de recuperação, o HMM também terá dois médicos plantonista sempre a disposição; equipe reforçada com profissionais contratados por concurso público que inclui cinco enfermeiros obstetras, oito auxiliares de enfermagem e oito enfermeiras; serviço de laboratório 24 horas em convênio com a Santa Casa; exames completos aos recém-nascidos; cozinha funcionado 24 horas e portão do fundo eletrônico.


"Pela primeira vez na história de Araçatuba o Hospital da Mulher contará com um serviço tão completo, com todas as equipes", afirmou o prefeito Cido Sério.


Do anúncio das melhorias participaram, ainda, a diretora do Departamento de Assitência Hospitalar, Giedres Buchi Marcondes; o diretor clinico do HMM, josé Osan Júnior e a secretária de Assitência Social, Cidinha Lacerda.


Cido Sério ressaltou que a entrega das melhorias aconteceu no prazo que a Prefeitura sugeriu ao Ministério Público por meio do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). " Foi proposto prazo de 30 dias para a gente e fizemos questão de dizer que em sete dias faríamos. E fizemos. Nós estipulamos o dia e cumprimos", comentou o prefeito.


Usan Júnior elogiou as obras realizadas e lembrou que o HMM foi sucateado e administrações anteriores. Contou, inclusive, que o prefeito Cido Sério havia encontrado, quando visitou o local pela primeira vez, que até as janelas do centro cirúrgico estavam enferrujadas.


-------------------------------


Secretaria de Comunicação Social - SMCS


Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA


(18) 3607-6611




-------------------------------




HOSPITAL DA MULHER VOLTA A FAZER CIRURGIAS

O hospital Municipal da Mulher (HMM) passará a realizar novamente cirurgias a partir das 7hs desta sexta-feira (27). O Trabalho voltará a ser prestado gratuitamente à população após o final das reformas no centro cirúrgico do Local.


A secretária de Saúde de Araçatuba, Carla Penteado, afirmou que Todas as melhorias na infraestrutura do prédio do HMM foram efetuadas com sucesso.


Desde o dia 14, os procedimentos cirúrgicos passaram a ser realizados temporariamente na Santa Casa da cidade. O atendimento clínico, porém, continuou sendo feito no HMM, que mantém seu horário de trabalho normalmente.


-----------------------------


Secretaria de Comunicação Social - SMCS


Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA


(18) 3607-6611




-----------------------------

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DIARIAMENTE, GOVERNO FAZ AÇÕES CONTRA A DENGUE

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA) e Vigilância Sanitária (VS), tem Trabalhado para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Hoje (24), quarta-feira, foi montado estande nos terminais rodoviários com o objetivo de orientar as pessoas que passavam pelo local. No periodo da Tarde, uma equipe esteve no Colégio Pingo de Ouro e apresentou um Teatro para as Crianças.

A VS tem desenvolvido várias atividades de combate à dengue. Ações como distribuição de panfletos, fiscalização em imóveis desabitados, orientação nas escolas e empresas privadas, campanhas socioeducativas dentre outras atividades estão sendo desenvolvidas, também, em parceria com outras secretarias.

Para que as atividades cheguem à população, o Governo Municipal criou o Comitê Institucional de Combate a Dengue que tem como objetivo acompanhar e propor ações intersetoriais de prevenção e controle da doença, envolvendo a comunidade. O grupo é formado por um representante de cada secretaria municipal e do Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba).

Cada representante é capacitado para ser multiplicador das informações e para efetivar este compromisso. Cada representante recebe um Plano de Ação, que deve ser preenchido conforme as atividades promovidas em cada grupo.

Segundo o diretor da VS e Epidemiológica, a doença só será evitada se o foco do mosquito não existir. "Não tendo o mosquito, não teremos a doença. E, para isso, estamos trabalhando de forma que a informação seja a toda a população. Nossas equipes estão visitando escolas, empresas, terminais rodoviários e, inclusive, imoveis desativados. Estamos distribuindo panfletos de orientação, e disponibilizamos o Disque-Dengue para receber às solicitações e dúvidas da comunidade", concluir Barnabé. Para obter mais Informações e tirar dúvidas sobre a doença, o morador pode entrar em contato com o 08007700525.

------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social - SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba - PMA

(18) 3607-6611

------------------------------------

sexta-feira, 20 de maio de 2011

SAÚDE FAZ ALERTA SOBRE MAL DE ALZHEIMER

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba está investindo na prevenção e educação para melhorar a vida da população. Na manhã desta sexta-feira (20), cerca de 40 pessoas receberam orientações sobre o Mal de Alzheimer. A atividade educacional foi realizada na sede de estudos da Igreja Bíblica no bairro Boa Vista. Ela foi realizada por meio de uma parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Sub-regional da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). As orientações sobre a doença foram passadas à população pelo geriatra Ricardo Wayhs, membro da ABRAz. Os trabalhos foram acompanhados pela coordenadora da enfermagem e do NASF, Fernanda Patrícia Manoel Lourenço. Foi explicado que este Mal é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes. Os doentes de Alzheimer tornam-se incapazes de realizar até mesmo pequena tarefa, deixam de reconhecer os rostos familiares, ficam incontinentes e acabam, quase sempre, acamados. Wayhs explicou que a ABRAz trabalha em apoio às famílias dos doentes, pois elas precisam estar preparadas para lidar com os enfermos. Fernanda ressaltou que o NASF atende a toda a cidade com orientações e exercícios físicos com a finalidade de promover melhor qualidade de vida.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

TERMINA HOJE A CAMPANHA CONTRA A INFLUENZA

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA) e da Vigilância Epidemiológica (VE), encerra hoje dia (20), sexta-feira, à Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Portanto, as pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). A Campanha de Vacinação Contra a Influenza teve início no dia 25 de março. O prazo foi prorrogado pelo Governo do Estado, pois a meta de vacinação ainda não havia sido alcançada. “Os idosos são os que mais procuraram, mas é importante destacar que as crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais da saúde e a população indígena também devem procurar os postos, somente até amanhã, para se vacinar”, informa a chefe de serviço da Vigilância Epidemiológica, Lucila Bistaffa. Lucila informa que até esta quinta-feira (19), 79,35% da população estimada de já foram vacinadas. “Acredito que, até amanhã, vamos conseguir alcançar a nossa meta que é 80%”, diz. Nesse ano, a dose será trivalente, ou seja, será composta por dois tipos de vírus (A e B), diferentemente do ano passado, em que foram aplicadas duas vacinas, a sazonal e depois a Influenza H1N1.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

SAÚDE: PROFISSIONAIS RECEBEM ORIENTAÇÕES

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA) e Vigilância Epidemiológica (VE), realizou, na manhã de hoje (19), uma reunião técnica sobre dengue e tuberculose com todos os representantes das Unidades Básica de Saúde (UBSs), Programa Saúde da Família, Prontos Atendimento e Núcleo de Atenção à Saúde da Família. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura. Segundo a chefe de serviço da VE, Lucila Bistaffa, o objetivo da reunião foi orientar os profissionais de como se encontra o quadro das doenças no município e alertá-los sobre os principais cuidados que devem ser tomados. “É de grande importância que os representantes dos principais equipamentos da saúde estejam informados sobre as doenças na cidade”, diz. A interlocutora da dengue da GVE 11 de Araçatuba, Milenne Ura Dias, esteve presente na reunião e falou sobre os cuidados especiais que se deve ter em relação aos tipos de dengue. O Governo Municipal, juntamente com a SMS, tem trabalhado para que o atendimento na área da saúde seja descentralizado e oferecido subsídios em todas as UBSs para que os funcionários estejam aptos para prestar um bom atendimento à todos.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba
– PMA (18) 3607-6611
http://www.aracatuba.sp.gov.br/
------------------------------------------------------------------------

DENGUE E TUBERCULOSE SÃO TEMAS DE TREINAMENTO

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), Vigilâncias Epidemiológica (VE) e Sanitária (VS), realizará, na próxima quinta-feira (19), uma reunião técnica com os funcionários da saúde para falar sobre dengue e tuberculose. Segundo informações da chefe de serviço da VE, Lucila Bistaffa, vão participar do encontro todos os enfermeiros responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Pronto Atendimento, Programa Saúde da Família (PSF), hospitais e Núcleo de Educação da Saúde. “O treinamento será importante para que todos tenham conhecimento sobre como se encontra o quadro das doenças na cidade”, diz. CASOS Lucilla informa que até o dia 13 deste mês foram registrados 44 casos de dengue em Araçatuba. Ela ressalta que a principal orientação a ser seguida para evitar a doença é não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente e espalhar essa mensagem para os vizinhos, amigos, familiares e todo o bairro. É objetivo do Governo Municipal trabalhar para oferecer atendimento humanizado a toda população. Desta forma, tem descentralizado os atendimentos e oferecido subsídios em todas as UBSs para que os funcionários estejam aptos para prestar um bom atendimento à todos. ------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611

www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 17 de maio de 2011

HOSPITAL DA MULHER ELEGE NOVO DIRETOR-CLÍNICO

O médico ginecologista e obstetra José Usan Júnior foi eleito, nesta segunda-feira (16), o novo diretor-clínico do Hospital Municipal da Mulher (HMM). Ele obteve 11 votos na eleição realizada entre as 9h e às 17h. Tiveram direito a votos todos os médicos do corpo clínico da instituição. Usan Júnior concorreu com as médicas Eliane Maria Aparecida Souza Araújo, que obteve oito votos, e com Arlene Tarure Corrêa, que não foi votada. Foi registrada a abstenção de seis votos. A direção do hospital vai levar o resultado da votação para o conhecimento oficial do CRM (Conselho Regional de Medicina) nesta terça-feira (17).

-----------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

SAÚDE MONTA ESTANDE INFORMATIVO NO INTERART

A 1ª Feira Internacional de Artesanato, a “Interart”, teve seu inicio na ultima sexta-feira (6) e vai até o dia 15 de maio. A festa constitui de dez dias de amostra a cultura e gastronomia do mundo, tendo como objetivo o incentivo do artesanato brasileiro e sua integração no circuito mundial de eventos, criando intercâmbio entre várias culturas. O evento conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMT). Aproveitando a oportunidade do evento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) também está participando do evento. Foi montado um estande informativo em que a equipe do Núcleo de Educação e Saúde da Vigilância Sanitária (VS) está disponível ao público, com objetivo de informar e conscientizar a sobre as formas de contágio e prevenção de doenças como conjuntivite, dengue, leishmaniose, doença de chagas e doenças causadas por animais peçonhentos. O Governo Municipal busca, por meio de ações como esta, a aproximação dos cidadãos para que eles também ajudem nas execuções de trabalhos que são importantes, pois reforçam informações que as pessoas já têm para que não se esqueçam e com isso comecem a agir na prevenção, garantindo a saúde de todos. A população poderá conferir os trabalhos expostos na feira até o dia 15 maio. No final de semana, sábado (7) e domingo (8), a exposição ocorrerá das 13h às 22h, e de segunda a sexta-feira, das 15h às 22h. O convite custa R$ 5.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

SAÚDE REALIZA PRIMEIRO TESTE ERGOMÉTRICO

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA) e Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), começa oferecer, a partir de hoje (9), o teste ergométrico. Os testes serão realizados todas as segundas e quartas-feiras, no NGA. O objetivo do novo trabalho é melhorar a qualidade dos exames cardiovasculares. Segundo a coordenadora do NGA, Neusa da Silva Melo, será realizado um teste por dia. “O exame só será feito com a apresentação do exame feito pelo cardiologista da rede, Maurício Villela”, explica. Ela ressalta que o atendimento será feito por agendamento e, de dependendo da procura, poderá haver fila de espera. TRATAMENTO O teste ergométrico é um importante método diagnóstico na cardiologia. É um trabalho seguro e de fácil realização que fornece ao médico importantes informações sobre a sua situação cardiovascular do paciente. Ele reproduz o que acontece no seu coração durante as suas atividades diárias. Ele serve para avaliar dor toráxia, doença coronariana, cirurgias, angioplastias, pressão arterial e arritmias. Com o objetivo de melhorar a saúde da rede pública, o Governo Municipal tem trabalhado para que o atendimento seja aprimorado para melhor atender à população. Por isso, tem investido em novos equipamentos e novas tecnologias para que o atendimento aos cidadãos seja cada vez mais humanizado.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

SECRETARIA INTENSIFICA AÇÕES DE SAÚDE

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária (VS) realizaram uma reunião com a GVE de Araçatuba e os responsáveis pela dengue do estado, do laboratório IAL, para discutir ações para melhorar o quadro de dengue no município, entre elas explicar sobre a realização do PCR para a dengue. O PCR é um exame feito com menor freqüência por se tratar de um exame caro. Hoje, o estado está trocando o isolamento viral pelo pedido de PCR para que se tenha resultados mais rápidos e a vigilância epidemiológica está programando uma reunião técnica para próxima semana, quinta-feira (12), para tratar deste assunto com as equipes de saúde. Foram notificados 30 casos de dengue na cidade e dois de leishmaniose visceral. A reunião serviu para definir alguns pontos para melhorar a situação do município a respeito dos casos de dengue e dentre as novas iniciativas que serão tomadas, ficou decidido que por ser uma cidade grande, Araçatuba seria o ponto de referencia de casos, podendo realizar até cinco exames de PCR, para descobrir o tipo de dengue, em casos positivos, enquanto os outros municípios podem apenas três. Esse exame serve para a Vigilância e não para o indivíduo contaminado.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

CAMPANHA JÁ VACINOU MAIS DE 15 MIL PESSOAS

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA), tem realizado a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Desde o dia 25 abril, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão prestando atendimento das 8h às 17h. A campanha está sendo realizada em todo o Brasil. Segundo informações da chefe de serviço da Vigilância Epidemiológica, Lucila Bistaffa, 15.215 pessoas já tomaram a vacina. Ela diz que a expectativa é de que, até o final da campanha, 35 mil pessoas, aproximadamente, sejam vacinadas. As UBSs atenderão os idosos, gestantes e crianças até o dia 13 deste mês. “É muito importante que as pessoas se conscientizem e procure qualquer Unidade para se vacinar”, diz a chefe de serviço. VACINA Lucila informa que a vacina contra a Influenza constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto direto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Até o dia 13 maio serão vacinados idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer período gestacional e povos indígenas. Durante toda a campanha, estarão disponíveis para os idosos e doentes crônicos as vacinas contra pneumococo e tétano. Do dia 09 a 13 de maio será a vez dos doentes crônicos e, ainda assim, haverá continuidade para os outros grupos.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

GOVERNO OFERECE TESTES GRATUITOS PARA BEBÊS



Com a duração de poucos minutos e no próprio berçário, os testes da Orelhinha e do Olhinho, podem influenciar uma vida toda. Isso porque esses testes são de suma importância para detectar, desde cedo, a probabilidade que cada criança tem de desenvolver doenças auditivas e oculares. Pensando nisso, o Governo Municipal, disponibiliza esses exames gratuitamente no Hospital da Mulher, com objetivo de melhorar a qualidade de vida e trazer a população serviços públicos humanizados. De acordo com o Plano de Governo Municipal, existe uma intenção de “Fortalecer e ampliar o CAICA (Centro de Atenção Integral a Criança e Adolescente) com a contratação e ampliação de recursos humanos necessários às suas atividades.” Os testes são realizados na sede do CAICA e a implementação desses exames na Rede Municipal de Saúde é considerada uma grande conquista para a prevenção de problemas da criança, pois com ele é possível detectar uma diversidade enorme de possíveis doenças. A Lei nº 12.303, que torna a realização obrigatória e gratuita dos testes, foi sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia dois de agosto de 2010 e em Araçatuba, os teste passaram a ser disponíveis na rede pública em fevereiro desde ano. FUNCIONAMENTO O teste do “Olhinho” é feito a partir de uma fonte de luz no olho da criança que faz com que se possa observar o reflexo das pupilas. O sinal de que não há problemas com a criança está na cor do reflexo: senão houver problemas, a cor será vermelha (em tons de vermelho, laranja ou amarelo, dependendo da incidência de luz e da pigmentação da retina). O exame pode detectar doenças como tumores, catarata congênita, traumas de parto, hemorragias, inflamações/infecções e má formação, e é importante, pois essas anomalias podem levar à perda da visão, caso não sejam tratadas desde cedo. O teste da “Orelhinha”, também conhecido por Triagem Auditiva Neonatal, é importante, pois possibilita o tratamento precoce da surdez e o exame é realizado através da colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a parte interna do ouvido produz. Em caso de alterações no resultado do exame, o mesmo é refeito dentro do prazo de 15 dias. Se o segundo laudo apontar alguma patologia o bebê é encaminhado para uma consulta com um especialista. O teste pode avaliar a audição de recém-nascidos, mesmo que estejam internados em UTI, pois não causa dor alguma ao bebê. A deficiência auditiva é uma patologia muito comum entre os recém-nascidos, sendo encontrado de um a três casos de surdez a cada mil nascimentos.



------------------------------------------------------------------------



Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA (18) 3607-6611






------------------------------------------------------------------------

DIA D INFLUENZA: PRÉVIA INDICA META SUPERADA



O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza movimentou unidades de saúde, supermercados, shopping centers, asilos e postos volantes em três bairros rurais neste sábado (30). No período da manhã (prévia fechada às 12 horas), 4193 pessoas foram imunizadas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, projetando superação da meta estipulada com base na ação de 2010, que registrou 8500 aplicações na primeira semana (segunda a sábado), equivalente a 30% da previsão total. Nesse ano, do dia 25 até ontem (29) foram 3200 doses, totalizando 7393 vacinações, ou quase 28%. A vacinação no Dia D será encerrada às 17 horas. Embora a ação tenha começado no dia 25 de abril, a abertura oficial nacionalmente ocorreu neste Dia D. Em Araçatuba, a Unidade Básica de Saúde Raimunda Souza Martinez, no Bairro São Vicente, foi escolhida para marcar o início, com as presenças da secretária municipal de Saúde Carla Lopes Penteado, da chefe de Gabinete Marta Dourado e da secretária municipal de Assistência Social Cidinha Lacerda, que representou o prefeito Cido Sério. Cidinha Lacerda destacou a importância da vacina para todas as pessoas definidas como público-alvo, mas em especial “aos idosos, considerando a expectativa de vida da população. Nós viveremos mais, conforme afirmações científicas. Só que é essencial viver melhor, com qualidade positiva de vida. Prevenir faz parte desse contexto, a exemplo do compromisso que assumimos com a vida humana, enquanto governo municipal. O prefeito Cido Sério tem essa determinação, que é extensiva a todos nós”. A secretária de saúde Carla Lopes Penteado ressaltou a mesma preocupação, nesse momento da campanha direcionada a idosos acima de 60 anos, gestantes (independente do período gestacional), população indígena e crianças de seis meses até 1 ano, 11 meses e 29 dias. “Para essas pessoas e para todas as demais, o nosso olhar é especial, porque governar só faz sentido se o ser humano estiver no centro das atenções, sendo prioridade do Poder Público. O nosso governo é assim”. Os diretores José Maria Ortiz, Regina Holland, Fernando Barnabé e o médico Daniel Ferreira Martins participaram da abertura. “O Dia D é importante porque facilita o acesso às pessoas que não conseguiram ir à UBS durante essa primeira semana, quando atingimos quase 13% da meta de imunizações. A estimativa é aumentar a população vacinada contra gripe para 30%, nesse dia 30. E é uma opção extra inicial que motivará a procura na sequência da campanha, que terminará no dia 13 de maio. Até lá queremos atingir 80% dos grupos prioritários”, diz a chefe de serviço da Vigilância Epidemiológica Lucila Bistaffa. Integrantes desse serviço e da Vigilância Sanitária acompanharam o personagem Zé Gotinha na abertura e em trabalhos educativos em outros locais de vacinação, inclusive postos volantes. Sequência da Campanha de Vacinação contra Influenza De segunda-feira (2) até 13 de maio Público-alvo: idosos acima de 60 anos, gestantes (independente do período gestacional), população indígena e crianças de seis meses até 1 ano, 11 meses e 29 dias. Postos fixos: 8 às 17 horas UBS Umuarama UBS Alvorada UBS São João UBS Morada dos Nobres UBS São José UBS Planalto UBS São Vicente UBS TV UBS Turrini UBS Maria Tereza de Andrade UBS Etemp UBS Engenheiro Taveira PSF Centro UBS Iporã A partir do dia 9 de maio, doentes crônicos serão incluídos no grupo prioritário.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) Prefeitura Municipal de Araçatuba •

- PMA (18) 3607.6611


------------------------------------------------------------------------

SÁBADO É DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA) e das Vigilâncias Epidemiológica (VE) e Sanitária (VS), realizará amanhã (30) o dia Nacional de Vacinação contra Gripe para Idosos, o dia “D”. As equipes de saúde estarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em postos volantes instalados em pontos estratégicos da cidade, a fim de atender a todos os moradores. No dia “D”, além de todas as UBSs, haverá postos volantes no Multishop, Araçatuba Shopping, nos Supermercados Amigão, Rondon do bairro Jussara e Cobrac e Coopbanc. Crianças com até 12 anos só receberão a vacina nas UBS, que também atenderão o resto da população. Durante a Campanha, estarão disponíveis para os idosos e doentes crônicos as vacinas contra pneumococo e tétano. As equipes da VE e VS estarão também, na parte da manhã, fazendo um trabalho educativo de Divulgação da Campanha com desfile do personagem Zé Gotinha em diversos postos de vacinação. A campanha acontece desde o dia 25 de abril e irá até o dia 13 de maio. Vale lembrar que o público alvo é de idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer período gestacional e povos indígenas. Neste período, todas as unidades aplicarão a vacina das 8h00 às 17h00. A chefe de serviço da VE, Lucila Bistaffa, informa que a meta de vacina para a população de Araçatuba é de, aproximadamente, 23 mil pessoas. Ela informa também que a vacinação contra a Influenza constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto direto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

VIGILÂNCIA INFORMA CIDADÃOS SOBRE PREVENÇÃO

A equipe do Núcleo de Educação e Saúde da Vigilância Sanitária (VS) organizou nesta quarta-feira (27) vários pontos de informativos em locais de movimentação com o objetivo de conscientizar a população sobre prevenção, contágio e sintomas de algumas doenças como dengue e leishmaniose visceral. Foram montados estandes em lugares estratégicos. Durante a manhã, a equipe esteve na Rodoviária e no Terminal Rodoviário, passando orientações educativas sobre dengue, leishmaniose visceral, doença de Chagas, DST/AIDS, influenza A (H1N1), tuberculose, hanseníase e cuidados com animais peçonhentos. Foram distribuídos materiais educativos (folhetos e adesivos alusivos à dengue e ao projeto) e vistoria dos locais. À tarde, a equipe realizou este importante trabalho nos supermercados Amigão e Rondon da Cobrac, fizeram vistoria nestes locais e fixaram cartazes sobre o tema, promovendo o projeto “Consumidor e Funcionário espertos não criam mosquitos”. As atividades também aconteceram na Rodoviária na parte da tarde. O Núcleo de Educação e Saúde realizou atendimentos através de telefone com orientações educativas e esclarecimentos de dúvidas sobre prevenção de dengue e leishmaniose. Por meio de atividades como esta, o Governo Municipal busca a aproximação dos cidadãos para que colaborem nas execuções de trabalhos como este, que são importantes, pois reforçam informações que as pessoas já têm para que não se esqueçam e com isso comecem a agir na prevenção.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

PREFEITO VISITA GRUPO DE CAMINHADA DO NASF

O Governo Municipal, por meio da Sercretaria de Saúde (SMSA) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza todas as quartas-feiras um encontro de atividades físicas na Praça do Vilela, onde os idosos do NASF realizam caminhadas e alongamentos. Hoje (28), o Prefeito Cido Sério compareceu ao encontro para participar das atividades e incentivar o cuidado com a saúde pessoal. Os idosos realizam essas atividades uma vez por semana e são acompanhados por uma equipe médica, que faz a aferição da pressão arterial e dá orientações sobre saúde. Dentre os exercícios físicos propostos, está primeiramente o alongamento, a caminhada em volta da Praça do Vilela e ginástica localizada, adaptada às limitações do grupo, para finalizar a maratona de atividades. Além disso, houve um café da manhã, preparado pelas próprias alunas, que chegaram ao evento em jejum, por conta do teste de glicemia que foi feito antes do inicio das atividades. As equipes do NASF são compostas por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, educadores físicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e médicos. Estes profissionais estão preparados para ajudar os participantes a melhorarem o modo de viver, garantindo bem estar no trabalho, em casa, e proporcionando lazer, cultura e acessibilidade a bens e serviços essenciais, que é um direito de todos. AÇÕES Em fevereiro, o Governo Municipal distribuiu cerca de 500 kits de caminhada, contendo uma camisa, um boné, uma pochete com suporte e uma garrafa, como uma forma de incentivo para que os idosos não abandonem os cuidados com a saúde e façam exercícios físicos regularmente. Segundo o prefeito, a prevenção é a melhor alternativa. “Trazer esses mecanismos para a saúde é muito importante, pois com essas ações estamos promovendo a qualidade de vida das pessoas, para que cada vez menos elas dependam de remédios”. O Governo Municipal ampliou o número de equipes do PSF (Programa Saúde da Família), criou o projeto “De Bem com a Vida”, implementou aulas de ioga nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e deu todo apoio para o projeto “Bem Estar”, num incentivo para a melhoria da saúde do araçatubense.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

SAÚDE REALIZA ATIVIDADES SOBRE HIPERTENSÃO



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA) e o Centro de Saúde I Aristides Troncoso Peres, conhecido como Postão, realizou hoje (26), terça-feira, aferimento de pressão arterial e orientação nutricional e médica. As atividades ocorreram no CSI e foram realizadas devido ao “Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial”. Além de profissionais da área, estagiários de enfermagem e nutrição do UniSalesiano e Unip estiveram presentes para auxiliar nos atendimentos. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (Socesp) foi responsável pela divulgação da Campanha, que ocorreu por meio de cartazes e panfletos educativos. O coordenador das atividades, o cardiologista Celso Biaggi, informa que o objetivo é trabalhar o diagnóstico precoce para garantir mais benefícios e qualidade de vida para o hipertenso. Se forem constatados casos da doença durante os atendimentos, o acompanhamento e tratamento da doença serão feito no CSI. ATENDIMENTO O Programa Saúde da Família (PSF) acompanha o tratamento de 11 mil hipertensos na cidade. Segundo o diretor de Atenção Básica da SMSA, José Maria Ortiz, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza acompanhamento médico realizado por especialistas, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas, que fazem parte das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Reuniões, palestras educativas, incentivo a práticas esportivas e orientações para melhorar a qualidade de vida dos hipertensos também fazem parte do tratamento da rede. Todo esse trabalho tem apresentado resultados positivos. De acordo com a SMSA, nem todos os hipertensos fazem tratamento medicamentoso, pois com atividade física e dieta controlada eles têm conseguido manter a pressão arterial estável.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

SAÚDE MENTAL MELHORA ATENDIMENTO



Comprometido com o bem estar, saúde e em melhorar e facilitar a vida dos cidadãos, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo melhorias no Ambulatório Regional de Saúde Mental, fazendo com que os pacientes possam ter uma infraestrutura adequada de tratamento e atendimento especializado de qualidade. O Ambulatório enfrentava dificuldades com relação à demanda elevada de pacientes precisando de atendimento e à falta de profissionais para suprir essa necessidade. Porém, segundo o chefe da divisão de saúde mental, Duílio Igor de Oliveira, o quadro já foi revertido. Neste primeiro trimestre de 2011 houve a contratação de mais um médico psiquiatra, que agora fará uma média de 30 a 40 consultas especializadas por dia, o que antes demorava em torno de quatro a cinco meses. Com a demanda suprida, o período de espera será ainda menor, acabando assim com a lista de espera. Outras melhorias essenciais para o bom funcionamento do Ambulatório foram a reforma e a manutenção do prédio. No ano passado, todo o telhado foi reformado e neste ano o prédio foi pintado, tanto na parte interna quanto na externa. Também tinha problema com acúmulo de lama em dias de chuva devido a um barranco de terra localizado em frente ao Ambulatório, Hoje, isso não ocorre mais por causa do trabalho realizado no local. Além disso, também foi feita a capacitação para a Atenção Básica e com isso foi possível dar inicio ao matriciamento de Saúde Mental na Atenção Básica, que é preconizada pelo SUS. De acordo com Oliveira, “estamos nos munindo de estratégias e documentações para facilitar o atendimento nas questões de Saúde Mental pela Atenção Básica”. O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) também colaborou para a aquisição de três novos computadores.


------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

INCLUSÃO: AVAPE PROMOVE SEMINÁRIO EM ARAÇATUBA

A Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) promove nesta terça-feira (26) o seminário “A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho”, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Araçatuba. O evento será realizado no Senac, das 8h às 17h. Na ocasião, especialistas vão palestrar sobre temas como reabilitação profissional, capacitação e mercado de trabalho. Participarão da mesa de abertura do evento a vice-presidente de Reabilitação e Inclusão da Avape, Eliana Victor, a gerente da Avape de Araçatuba, Heliana Maguollo, a coordenadora do PET (Programa de Educação para o Trabalho) do Senac/Araçatuba, Adriana Scatena Ritchie de Carvalho, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Carlos Farias. Na sequência, estará em discussão o tema “Reabilitação Profissional – Experiências na Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho”. A palestra será proferida pela gerente executiva do INSS de Araçatuba, Keiko Aso, e pela responsável pelo Programa de Reabilitação Profissional do Centro de Desenvolvimento e Capacitação da Avape de Santo André, Juliana Di Matteo. Às 11h, a programação segue com a palestra “Capacitação Profissional – Experiências na Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho”, que será ministrada pelo gerente de Capacitação Profissional da Avape, Celso Salicio, e pela coordenadora do PET do Senac, Adriana Scatena Ritchie de Carvalho. Segunda parte Depois do almoço, a partir das 14h, dois gerentes da Avape, Sônia Alakaki (Processos de Aprendizagem), e Flávio Gonzalez (Processos de Inclusão), vão ministrar a palestra “Inclusão Profissional – Serviço de Apoio à Inclusão”. Gonzalez e a vice-presidente de Reabilitação e Inclusão da Avape, Eliana Victor, farão o encerramento do seminário, às 16h30. Um dos convidados a participar do evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Carlos Farias, ressalta a importância do seminário. “As empresas e entidades estão se estruturando para absorver essa demanda. Então, o seminário é fundamental para que os envolvidos se unam para possibilitar a inserção desse pessoal no mercado de trabalho”, diz. O secretário lembra ainda que a Prefeitura, por meio da SMDERT e da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem trabalhado junto com a Avape no município para capacitar pessoas com deficiência, citando como exemplo o Curso de Informática oferecido no ano passado. Serviço: Seminário: “A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho” Dia: 26/04 – terça-feira Horário: das 8h às 17h Local: Senac/Araçatuba Endereço: Avenida João Arruda Brasil, 500 - Bairro São Joaquim Informações: 3621-9556

-----------------------------------------------------------------

Anderson Soares – Assessor de Imprensa Secretaria Municipal de Comunicação Social

– SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA (18) 3607-6603


----------------------------------------------------------------

OUVIDORIA DA SMSA RECEBE MENOS RECLAMAÇÕES

Atender, informando e ouvindo os cidadãos quanto a seus direitos em relação aos serviços de saúde pública, tirar dúvidas e encaminhá-los para áreas pertinentes ou outros gestores em busca da solução para o problema relatado. Esse é o trabalho da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), do Governo Municipal, que tem cumprido eficientemente seu trabalho, proporcionando que muitos cidadãos tenham seus direitos garantidos, facilitando sua vida. O objetivo é melhorar o atendimento dispensado nas Unidades de Saúde de Araçatuba e valorizar os serviços prestados. Nos últimos meses, a ouvidoria recebeu menos ligações, tanto de solicitações como de reclamações, o que expressa uma melhoria no setor de atendimento da SMSA. Além disso, houve uma diminuição significativa no quadro de mandados de segurança, estes que mantinham um gasto de 800 reais cada com honorários advocatícios. Isto porque, para cada solicitação do cidadão por um medicamento, resulta em um requerimento, que leva ao mandado judicial. Com essa diminuição, o dinheiro esta sendo aplicado em medicamentos gratuitos para a população, sendo de diabetes (insulinas e comprimidos), hipertensão e medicamentos de uso controlado (calmantes). Isso tudo está ligado a um dos fatores que contribuíram para que as ligações tivessem menos freqüência, que foi a padronização de medicamentos em 2010, em que juntamente com a Secretaria de Assuntos Jurídicos (SMAJ) e a Farmácia Judicial, a SMSA realizou uma pesquisa de remédios mais procurados para serem pedidos. Dentre as ligações mais freqüentes, estão as solicitações (transportes, cirurgias, exames, consultas), queixas e denúncias para os diversos setores da Secretaria de Saúde. A ouvidoria, que recebe cerca de três ligações por dia, tem tido sucesso na intermediação dos casos. Nos meses de janeiro até este mês, foram realizados 117 registros de atendimentos ao público. Além disso, 30% das Ordens Judiciais eram para a concessão de fraldas geriátricas e com isso, no início da atual administração, foram apresentados esses dados e o Governo abraçou a causa, concedendo gratuitamente as fraldas geriátricas mediante apresentação de laudo sócio econômico. A SMSA tem realizado trabalho de atendimento de concessão de fraldas geriátricas e no período de janeiro a abril já foram contabilizados um total de 79 pedidos, resultando no atendimento regular atual de 294 pacientes desde 2009, considerando que 11 estão na pendência de visita domiciliar de Assistente Social e autorização da Prefeitura. Segundo a ouvidora do sistema local de Saúde, Renata Macedo Bertozo, todas as demandas recebidas são analisadas e encaminhadas para as Unidades competentes para informações e providências e posteriormente o usuário recebe resposta e/ou comunicação. A diminuição nas reclamações e/ou pedidos é reflexo, principalmente, na humanização dos serviços da SMSA, com melhorias na infraestrutura e atendimento, além da intensificação das atividades de prevenção, que foram fortalecidas com a ampliação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O cidadão ou cidadã que necessite dos serviços da Ouvidoria basta entrar em contato pelo telefone (18) 3636-1104.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

SAÚDE PRESTA CONTAS NA CÂMARA MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) prestou contas aos vereadores e à população das despesas e receitas em audiência pública realizada na Câmara Municipal no dia 20 de abril. O balanço foi apresentado pela secretária Carla Augusta Lopes Penteado, em sua primeira audiência à frente da pasta, que esteve acompanhada por integrantes da equipe. Os vereadores Edval Antônio dos Santos (PP), Olair Bosco (PP), Edna Flor (PPS), Rivael Papinha (PSB), e Durvalina Garcia (PT) e o presidente da Câmara Cido Saraiva (PMDB) participaram. Referente ao último trimestre de 2010 (outubro, novembro e dezembro), o balanço indicou o total líquido de recursos repassados ao Fundo Municipal de Saúde pelo Ministério da Saúde de R$ 5.882.511,44; recursos próprios repassados somaram R$ 14.494.250,73 e as despesas totais do período foram de R$ R$ 6.948.314,72 e no ano R$ 28.777.578,87. Além do balanço financeiro da SMSA a secretária respondeu a questionamentos do público presente na Câmara e também de vereadores sobre programas realizados, atendimento e reformas em Unidades Básicas de Saúde e os investimentos que serão feitos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC-2. A secretária enfatizou também o problema enfrentado pelo município com relação aos atrasos no envio de medicamentos de responsabilidade do Governo do Estado. “Medicamentos que deveriam chegar em na primeira quinzena de novembro do ano passado chegaram em fevereiro; medicamentos agendados para janeiro ainda não chegaram. Essa situação é complicada, pois estamos arcando financeiramente com responsabilidades que não são do município”, enfatizou. Carla Augusta também falou8 sobre a falta de médicos especialistas na rede. “Estamos com dificuldades para encontrar profissionais especializados e que queiram realizar plantões. O problema vai além das questões salariais, passa também pela humanização da saúde”, enfatizou. A prestação de contas do primeiro trimestre de 2011, referente ao balanço financeiro de janeiro, fevereiro e março, será marcada para o mês de maio. Com a audiência pública, o Governo Municipal coloca à disposição da população mais uma ferramenta de esclarecimento e transparência, garantindo oportunidades para que todos tirem suas dúvidas e dialoguem com os responsáveis pelos diversos serviços municipais.

------------------------------------------------------------------------

Fernando Verga – Diretor de Imprensa Secretaria de Comunicação Social

– SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

HOSPITAL TERÁ VERBA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O prefeito Cido Sério recebeu na manhã de hoje (25), em seu gabinete, a presidente do Hospital Neurológico Ritinha Prates, Maria Aparecida do Nascimento, para informar que a partir do mês de maio a instituição receberá repasse mensal de R$ 51.7 mil, conforme portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial de 19 de abril. O recurso foi conseguido graças ao esforço e o empenho do prefeito Cido Sério junto ao ministro Alexandre Padilha. A presidente Maria Aparecida do Nascimento agradeceu ao prefeito pelo trabalho e por sua preocupação com a entidade assistencial e disse que com essa verba o Ritinha Prates vai poder continuar dando atendimento a pessoas com deficiência auditiva. Em um ano de atividades, o Ambulatório de Saúde Auditiva atendeu quase 2 mil pacientes e possui aproximadamente 600 na fila de espera por aparelhos auriculares. O assessor Jurídico do Hospital, Oscar Faria, que também participou da reunião, disse que o prefeito Cido Sério tem prestado um grande serviço em favor da instituição, se empenhando para a regularização de área do Hospital e também para sua ampliação, com a construção de nova ala de atendimento. Também participaram da reunião os diretores do Hospital João Donizete e Dilza Batista e a secretária municipal de Saúde, Carla Augusta Penteado.

------------------------------------------------------------------------

Valdivino Bittencout Dias Assessor de Gabinete Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611


------------------------------------------------------------------------

COMEÇOU CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA) e das Vigilâncias Epidemiológica (VE) e Sanitária (VS), deu início na manhã de hoje (25), segunda-feira, à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O período de vacinação ocorrerá até o dia 13 de maio e está sendo realizada em todo o Brasil. Neste período, todas as unidades aplicarão a vacina das 08h às 17h. A chefe de serviço da VE, Lucila Bistaffa, informa que a meta de vacina para a população de Araçatuba é de, aproximadamente, 23 mil pessoas. Ela informa também que a vacinação contra a Influenza constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto direto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Lucila ressalta que neste primeiro dia da Campanha a procura pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foi grande. “Os idosos são os que mais procuraram, mas é importante destacar que as crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais da saúde e a população indígena também devem procurar os postos para se vacinar”, diz. Ela informa que hoje cada UBS recebeu, em média, cerca de 80 pessoas. Durante a Campanha, também estarão disponíveis para os idosos e doentes crônicos as vacinas contra pneumococo e tétano. No dia D, 30 de abril, além de todas as UBSs, haverá postos volantes no Multishop, Araçatuba Shopping, nos Supermercados Amigão, Rondon do bairro Jussara e Cobrac e Coopbanc. Crianças com até 12 anos só receberão a vacina nas UBS. Do dia 09 a 13 de maio será a vez dos doentes crônicos e, ainda assim, haverá continuidade para os demais grupos.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611

www.aracatuba.sp.gov.br

CAMPANHA CONTRA A GRIPE É TEMA DE REUNIÃO




O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA) e Vigilância Epidemiológica (VE), realizou hoje (19), terça-feira, uma reunião técnica sobre a Campanha de Vacinação contra a Influenza. O evento ocorreu na Fundação Educacional Araçatuba (FEA) e contou a presença de representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Pronto Atendimento. Segundo a chefe de serviço da VE, Lucila Bistaffa, o objetivo da reunião foi orientar os funcionários sobre as datas e grupos que receberão a vacina. “É muito importante que todos estejam atentos sobre as datas e grupos que deverão tomar a vacina, por isso, nos reunimos para esclarecer qualquer tipo de dúvida”, afirma. Lucila informa que a meta para Araçatuba é vacinar uma população de, aproximadamente, 28 mil pessoas. Ela diz ainda que a vacinação contra a Influenza constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto direto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. PROGRAMAÇÃO Do dia 25 de abril a 13 maio serão vacinados os seguintes grupos: idoso acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer período gestacional e povos indígenas. Neste período, todas as unidades aplicarão a vacina das 08h às 17h. Durante a Campanha, estarão disponíveis para os idosos e doentes crônicos as vacinas contra pneumococo e tétano. No dia D, 30 de abril, além de todas as UBSs, haverá postos volantes no Multishop, Araçatuba Shopping, nos Supermercados Amigão, Rondon do bairro Jussara e Cobrac e Coopbanc. Crianças com até 12 anos só receberão a vacina nas UBS. Do dia 09 a 13 de maio será a vez dos doentes crônicos e, ainda assim, haverá continuidade para os demais grupos.

------------------------------------------------------------------------

- Secretaria de Comunicação Social – SMCS Prefeitura Municipal de Araçatuba

– PMA (18) 3607-6611

www.aracatuba.sp.gov.br

segunda-feira, 16 de maio de 2011

VOVÓ E VOVÔ GOTINHA VISITAM PONTOS DA CIDADE


 Com o objetivo de divulgar a campanha de vacinação contra a Influenza, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA) e Vigilâncias Sanitária (VS) e Epidemiológica (VE), visitaram pontos da cidade com os personagens Vovô e Vovó Gotinha, da Secretaria de Estado da Saúde, e Zé Gotinha da SMSA.

Durante as visitas, funcionários da VS acompanharam os bonecos que estiveram presentes no Calçadão da Marechal, MultiShop, Araçatuba Shopping, Paço Municipal e Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alvorada. A campanha de imunização é voltada aos idosos com idade acima de 60 anos, e acontecerá no período de 25 a 13 de maior em todas as UBSs da cidade.

A chefe de serviço da VS, Ana Claudia Gomes da Rocha, diz que os bonecos sempre chamam muita atenção das pessoas. “A presença dos bonecos é uma forma simples e direta de propor um diálogo com a população sobre a importância da imunização”, afirma.

Do dia 25 de abril a 13 maio serão vacinados os seguintes grupos: idoso acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças da faixa etária de 6 meses até 3 anos (2 anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer período gestacional e povos indígenas. Neste período, todas as unidades aplicarão a vacina das 08h às 17h.

No dia D, 30 de abril, além de todas as UBSs, haverá postos volantes no Multishop, Araçatuba Shopping, nos Supermercados Amigão, Rondon do bairro Jussara e Cobrac e Coopbanc. Crianças com até 12 anos só receberão a vacina nas UBS. Do dia 09 a 13 de maio será a vez dos doentes crônicos e, ainda assim, haverá continuidade dos demais grupos.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

VACINA CONTRA A INFLUENZA VAI ATÉ O DIA 20

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA) e Vigilância Epidemiológica (VE), dará continuidade à Campanha de Vacinação Contra a Influenza, que teve início no dia 25 de março. O prazo foi prorrogado pelo Governo do Estado, pois a meta de vacinação ainda não foi alcançada.

A Campanha, que seria encerrada hoje (13), se estenderá até o próximo dia 20, sexta-feira. Segundo informações da chefe de serviço da Vigilância Epidemiológica, Lucila Bistaffa, até a última quarta-feira (12), 20.713 pessoas foram vacinadas. Lucila ressalta que, em uma população 30.324 pessoas, a meta do município é vacinar, pelo menos, 28 mil, o que equivale a 80% desta população.

“Os idosos são os que mais procuraram, mas é importante destacar que as crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais da saúde e a população indígena também devem procurar os postos para se vacinar”, informa. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão equipadas para efetuar o procedimento. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A vacinação contra a Influenza constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto direto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.